domingo, 30 de novembro de 2008

AUTO-AVALIAÇÃO

Responderei aqui, questões orientadoras de reflexão, em um único texto.

Eu estudo frequentemente os conteúdos discutidos, pois estou cursando Letras, onde os conteúdos são bem parecidos, realmente a minha participação no curso elevou bastante minha formação acadêmica. Mas tem um ponto negativo em está ainda cursando a faculdade, porque devido à falta de tempo não tenho me dedicado tanto ao Blog como gostaria, participo mais ativamente nos encontros, durante os debates, tanto que procuro faltar o mínimo possível e na maioria das vezes sou pontual.
Sempre procuro fazer um paralelo entre os conteúdos abordados com outros já estudados, leio com freqüência temas relacionados ao curso, pois essa é minha área de formação profissional. Infelizmente produzo poucas reflexões dessas leituras aqui no blog, mas por falta de tempo, porém pretendo continuar com as postagens, tenho certeza que essa forma de portifolio virtual melhorará em muito minha competência escritora. Em uma escala de 0 a 10, atribuo a minha aprendizagem/comprometimento em relação ao curso 9.5, por que me fez valorizar ainda mais o ensino de Língua Portuguesa e as suas respectivas literaturas, aumentou visivelmente meu conhecimento sobre diversos temas abordados e contribuiu com meu crescimento profissional. Espero ter a oportunidade de fazer outros cursos com temas relacionados.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA

OBRA
1. Projeto Pitanguá Português 3ª série, Editora responsável: Maria Tereza Arruda Campos, Bacharel e licenciada em letras pela USP. Professora de Ensino Fundamental e Médio e editora.

2. No final do livro do professor há um guia com recursos didáticos.

3. O livro está em sintonia com PP da escola e em harmonia com a proposta para o ensino fundamental.

4. O livro está adequado a realidade dos alunos e da escola.

5. O projeto gráfico da obra poderia ser mais interessante, está aquém das necessidades de aprendizagem dos alunos.

TEXTO
1. Praticamente todos os gêneros textuais são contemplados no livro didatico. Os textos são autênticos, pois todos os textos tem a fonte.

2. Nem todos gêneros textuais da esfera literária estão adequadamente representados.

3. Leitura e interpretação através de perguntas ecritas e orais, debates sobre o assunto abordado, estudo do vocabulário e referencias geograficas e estudo do gênero do texto são as atividades propostas.

PRODUÇÃO TEXTUAL
1. Se aborda o máximo possivel de gêneros textuais nos diferentes tipos de texto.

ORALIDADE
1. O livro adota a oralidade como objeto de ensino/aprendizagem.

. Não existe uma preocupação em explorar as carecterísticas dos gêneros orais, pelo menos foi que percebi.

3. As diferenças linguisticas regionais.

CONHECIMENTO LINGUÍSTICO
1. Aborda as marcas da oralidade, através de gírias, expressões regionais e faz referencia as novas formas de Linguagem, como por exemplo a da internet.

2. Pontos negativos: o livro didatico não aborda totalmente a realidade dos alunos no que diz respeito a conhecimentos linguisticos, mas trabalha muito a compreensão textual o que facilita as leituras futuras.